sábado, 9 de janeiro de 2010

Despedidas que odeio...


Estava na Ilha Comprida com a Mari, família... Kika, e Camila... Quando de repente a rotina se quebrou com o telefone tocando. Levantei assustada, minha mãe me ligando às 10h.

_Oi, Lila,

_ Aconteceu alguma coisa?

Minha mãe ficou em silêncio chorando, e eu adivinhei o que ela tinha para falar, mas também fiquei em silêncio chorando, numa torcida cega pra não ser nada daquilo.
Minha intenção era sumir por um tempo... Mas voltei com uma triste notícia "Meu avo Zico morreu."

_ Lila, vc vai vir?

_ Claro mãe

Todo mundo morre, não é mesmo? Mas é sempre melhor quando a notícia acontece longe do nosso quintal.

Por mais que me preparei para esse dia... Na real, nunca estamos preparados para isso!

Três horas de viagem, foram suficientes para relembrar todos os momentos bons em que vivi quando eu morava com ele.

Abraços solidários e palavras bonitas sobre ele, meu avô. Meu avô que parecia que não ia morrer nunca, porque tem gente que não combina com a morte.

O primeiro a ir... O patriarca da família indo embora... Um homem honrado, trabalhador... Construiu para si e para sua família uma sobrevivência digna. Sempre preocupado com o bem estar da família. Daqueles que nunca ficou devendo nada há ninguém... Pagou seu próprio enterro.

Defeitos e qualidades como muitos... Qualidades beeeeeeeem mais. Nunca irei esquecer tudo o que fez por mim e minha irmã. Cuidou de nós duas como filhas, e nós o tratávamos como pai

Depois do susto e do choro, um alento: minha família estava reunida, como ha muito tempo não se fazia. Meu avô está em paz, eu tenho certeza.

E suas palavras fiacaram em nossas memórias: By Lila

"Vá preparar futuro, chará"

"Queixo duro"

"A gente não sabe o que fala, Deus sabe o que faz"

"Eu ganho um milhão, sem fazer nada... olha aí?"

"O Gabrié" (modo como chamava todos os netos) Rs

"O Priiiiiiiiiiiina, quexo duro"

"Segura firme brejero"

By Xande
Partis-te… E deixaste-nos então…

Sem uma possível despedida

Partis-te no último Verão! Vi-te sofrer...

Como nunca imaginei

Ainda consigo ver tua cara.

E tudo o que chorei!

Foram dolorosos os momentos.

Que envolveram a tua partida.

Nunca imaginei eu.

Que te roubassem assim a vida!

Estavas tão fraco e desprotegido.

E eu sem nada poder fazer

Este sentimento de inutilidade

Ainda mais me fazia doer!

Porquê que tinhas de partir?

Estavas tão bem entre nós

Eu sentia-me uma sortuda

Porque ainda tinha todos os meus avós!

Eu sei que a vida é assim

Mas é difícil de aceitar

As vidas fogem-nos pelas mãos

Sem uma última oportunidade nos dar!

Todas as memórias más ficam esquecidas

Somente as boas permanecem

Todas as brincadeiras que tive contigo

Acredita que nunca mais se esquecem!

Todos os bons momentos

Ficarão guardados no meu coração

Nunca os esquecerei

São a minha única recordação!

Agora tenho um anjinho no céu

Que me ajudará em tudo o que precisar

Sei que estarei protegido sempre protegido

Porque ele por mim vai olhar!

Não estás presente de corpo

Mas estás em pensamento

Vais estar sempre no meu coração

Em toda a minha vida, durante todo o tempo!

Teus lindos

Que eu nunca esquecerei

Até um dia destes avô,

Para sempre te amarei… Xande

Nenhum comentário: